quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Online x Offline

Outro dia ouvi uma conversa na rádio que falava sobre estar Online e Offline que me fez pensar muito sobre o assunto, ainda mais com tantos celulares que checam e-mail, te conectam com Twitter, Facebook, Orkut e o diabo a quatro.

O interessante é que a conclusão da história é que não estamos preparados para o turbilhão de informações que nos é enviada. Tantos e-mails, tweets, updates, scraps e afins nos deixam loucos. E exatamente por não estarmos preparados é que precisamos nos policiar e não virarmos escravos dos Blackberrys da vida e para isso é necessário ter momentos offline.

Adorei isso, pura verdade para quem trabalha na "correria" que tanto se ouve falar nos corredores de todas as empresas do mundo. Aliás abrindo um parênteses, nada me irrita mais do que encontrar alguém que eu não via a tempos e perguntar "E aí, tudo bem? Como vc tá? E o trabalho?". E me vem a resposta padrão: "Ah, tudo bem né, naquela correria de sempre".

Voltando..... depois disso comecei a me controlar e forçar os tais momentos "Offline" e posso dizer que isso é muito bom. Não sou radical de desligar o celular, mas não checar e-mail nem nada, é ótimo, faz bem pra saúde. Quando chegarmos no ano 2050 vamos ver na TV: "O Ministério da Saúde adverte: Fique Offline pelo menos 30 minutos por dia. Ficar online 24hrs por dia pode ser prejudicial à saúde". =)

Uma das maneiras que descobri para ficar offline é simplesmente não checar nada logo que chego em casa, e o mais importante, NÃO CHECAR NADA DURANTE AS REFEIÇÕES!!!

Para alguns vai parecer coisa de maluco o que estou escrevendo, mas nada mais instigante do que olhar para o seu celular e ver aquele envelope de "Novo E-mail" te "olhando!!!

Espero que gostem do texto.

1 comentário:

  1. Pedro, acho q agora a previsão para um futuro não tão distante, é a de que as pessoas estejam cada vez mais offline. É no ócio que encontramos respostas para aquelas perguntas tortas.
    Concluindo: ou a gente se força a ficar off para o nosso próprio bem ou Deus/Oxalá reinventa o dia e ele passa a ter 34 horas...
    Bjo

    ResponderEliminar